17/01/2006 - Torto, o mascote do Yes!

by Jota Kfouri


O monumento-mor de nossa terra querida Jundiaí sempre foi o xodó dos jogadores do Yes. Quando Alexandre Navarro Nery e Matheus Aimar encontraram a obra “Ó Ponte Torta” (disponível abaixo) sob dos colchões de Carlos Drummond de Andrade, em que o autor, do alto de seus devaneios diz: “Nossa cidade está a seus pés/E és mascote do Yes”, o Departamento de Marketing Y!NTCista - que sempre buscou um mascote para o time - teve a idéia de dar à ponte sua primeira utilidade em mais de 100 anos: o papel de mascote dos galácticos jundiaienses.


Coube a JP Fabiano a criação da figura do mascote, e o centroavante-dirigente-publicitário-desenhista optou por antropomorfizar a ponte, transformando-a em um monstro de alvenaria. Isso mesmo! Um monstro de alvenaria chamado Torto e cuja figura foi inspirada no personagem “Coisa”, do Quarteto Fantástico.


A lenda diz que Torto, na maior parte do tempo é só o estranho monumento de tijolos que não tem utilidade prática alguma. Mas quando é chamado, ele adquire sua forma quase humana para proteger Jundiaí, o Vianelo e todos os Yntcistas dos monstros do mal.


O departamento de marketing já negocia a comercialização de produtos licenciados com Torto, desde chaveiros até bonecos de pelúcia.


Veja abaixo o retrato falado do monstro:


O que você achou?
 


Sobre a Ponte Torta

Orgulho de todo Yntcista, a Ponte Torta é uma ponte em arco sobre o rio Guapeva, construída no século XIX usada para carroça puxada a cavalo, ligando a cidade de Jundiaí com a Vila Arens, e seguindo para a estação de trem Santos-Jundiaí.

Este monumento da cidade de Jundiahy está descaracterizado atualmente. Em geral, não atrai a atenção nem dos jundiaienses, e é usada muitas vezes como suporte para afixar faixas propagandeando eventos.

Localização: Bairro Vianelo, cidade de Jundiaí, estado de São Paulo.
Primos distantes: Arco do Triunfo, em Paris; e Torre de Pisa, na Itália
Curiosidade: sim, a Ponte atualmente não cruza todo o leito do rio. Sendo assim, um de seus gloriosos pés fica dentro d'água.

Leia aqui a mais bela e maravilhosa poesia já feita sobre este grandioso monumento:


Ó Ponte Torta!

Ó Ponte Torta
Símbolo da nossa terra
Presa no meio da guerra
Entre o que é fato e o que é história
Emana aos jundiaienses honra e gória.

Ó Ponte Torta
Cuja utilidade é questionada
Pelos ignorantes é blasfemada
Mas nos remete a uma era passada
Era do fogo e da pedra lascada.

Ó Ponte Torta
Desde os primórdios está aqui
Nas raízes da bela Jundiaí
Nossa cidade está aos seus pés
E és o mascote do Yes!

Ó Ponte Torta,
A utilidade, de que importa?
Só nos importa a sabedoria
Impregnada em tijolos de aparência morta
Mas feitos com amor e maestria
Está presente no espírito de toda horta
E toda casa da periferia.
E apesar de sedes torta, ó ponte torta
Todos confirmam tua soberania.


Poesia encontrada embaixo dos colchões de Carlos Drummond de Andrade.

O Yes e a comunidade jundiaiense agradecem os escavadores Alexandre Navarro Nery e Matheus Aimar por finalmente terem encontrado esta obra de arte.



Comentários sobre esta poesia:
 




website oficial Yes! Nós Temos Camisas | contato@yntc.com.br | copyright ©1904-2006 YNTC Corporation | Todos os direitos reservados

____