by Régis Batigol
Pela quarta vez no ano, o Y!NTC venceu um amistoso. Contra um adversário de alto nível, os galáticos tiveram que se desdobrar em campo para conseguir o resultado positivo.
O que se viu em campo foi um time maduro, consciente, que trocou os tradicionais chutões pra frente por bolas trabalhadas no meio-campo e conclusões precisas no ataque. A vitória por 7x6 foi justa, e novos embates deverão ser agendados.
O JOGO
A escalação inicial do Y!NTC garantia um time com segurança na defesa e muito potencial ofensivo. Xande Cruyff, Fer Puskas e Bruno Crespo garantiam a solidez defensiva. JR El Loco, Love Fan e Batigol davam o toque de classe na frente.
No entanto, o adversário era altamente qualificado. Com um miolo de zaga forte e raçudo, Batigol tinha dificuldades pra se livrar da marcação. Mesmo assim, fazia bem a função de pivô, deixando quem vinha de trás em boas condições de concluir. A boa atuação de Caio Campos, no entanto, impedia a abertura do marcador.
Com o jogo muito equilibrado, os goleiros de destacavam. Boas chances eram perdidas por ambos os lados, e o primeiro gol demorou a acontecer. E quem marcou primeiro foi o time dos "Amigos do Hanri". Um vacilo na zaga foi letal, e a chance não foi desperdiçada.
Com a entrada de JP Fabiano no ataque, as atenções da zaga ficaram divididas. Atraindo a marcação para as laterais do campo, Batigol abriu espaço para JP Fabiano empatar a partida. Empolgados com o gol, os galáticos partiram pra cima. Com Filipo Love Fan em noite inspirada, a virada não demorou a acontecer. Mais jogadas envolventes no ataque, e o placar logo marcava 4x1.
Em nova desantenção defensiva, os "Amigos do Hanri" diminuíram a vantagem. Mas nada que desanimasse os galáticos. Jogando como nunca, os "heróis de Cabreúva" rodavam o jogo e faziam com que Caio Campos se desesperasse. Não fosse a brilhante atuação do goleiro, o placar teria sido mais elático.
Em pouco tempo, os galáticos fizeram mais 2 gols, com JP Fabiano e Batigol e pareciam ter definido a partida. Mas em jogo de time grande não pode ocorrer vacilos. E eles ocorreram. Abusando do talento de seus jogadores, os "Amigos do Hanri" fizeram mais dois gols e encostaram no placar.
Coube a Filipo Love Fan devolver a tranquilidade, marcando o sétimo gol. Nem os dois gols finais, inclusive um lindo gol de bicicleta, serviram para tirar a vitória do Y!NTC.
ATUAÇÕES
Gui Ceni - Defesas salvadoras em contra-ataques garantiram a vitória do Y!NTC. Nota 7,5.
Xande Cruyff - O canhotinho fez mais uma bela partida, desarmando muito na defesa, e arrumando tempo para subir ao ataque. Nota 8,0.
Fer Puskas - Alguns chutes precipitados, mas garantiu a solidez defensiva com muita experiência e orientações. Nota 7,5.
Bruno Crespo - Abriu mão de subidas ao ataque para dar uma de Ayala e estourar todas lá atrás. Nota, 8,0.
JR El Loco - Sentindo um pouco da falta de ritmo, não brilhou tanto. Mas foi fundamental para dar tranquilidade ao meio-campo. Nota 7,5.
Filipo Love Fan - Em plena forma física, não teve dificuldades para estufar as redes 3 vezes. Nota 8,5.
JP Fabiano - Na re-aparição galática, teve participação decisiva. Dois gols e muita movimentação. Nota 8,5.
Régis Batigol - Sua catimba levou os adversários a loucura. Fez muito bem o pivô e achou tempo para mais um gol de cabeça. Nota 8,0.
Daniel Figo - O motor do meio-campo teve atuação destacada no setor, com muito fôlego para chegar ao ataque. Nota 7,5.